Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Artrite Idiopática Juvenil (AIJ): você já ouviu falar sobre essa doença?

Doença inflamatória autoimune, que acomete as articulações, acontece em crianças e adolescentes antes dos 16 anos

No AR em 28/10/2020 - 15:30

Não é só as pessoas de mais idade que tem problemas reumáticos. Os problemas estão afetando também os mais jovens. Para falar sobre a Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), o Tarde Nacional conversou com o membro da Comissão de Reumatologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), Cláudio Len.

Segundo o médico, a AIJ caracteriza-se por um conjunto de doenças inflamatórias crônicas. "As pessoas tem a ideia que reumatismo é doença de idoso mas na verdade não. Muitas doenças reumáticas começam na infância ou na vida do adulto jovem, na adolescência e dos 20 aos 30 anos", esclarece Cláudio, que revela que 15% dos reumatismo tem início na infância. 

O primeiro sinal a ser observado pelos pais, explica o reumatologista, é o inchaço nas articulações. "Com o excesso de traumatismo elas aumentam e não desincham mais", observa. Normalmente, esclarece, quando uma criança machuca um articulação pode haver um inchaço por um período curto e depois voltar ao normal.

"Outra coisa que deve chamar a atenção dos pais é quando a criança manca. A criança com AIJ manca, geralmente, e também é uma dor que é mais pela manhã. É uma criança que acorda meio travada, que acorda com o punho doendo, inchado, do nada", pontua o especialista. 

E como seria o tratamento? Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 28/10/2020 - 18:36 e atualizado em 28/10/2020 - 18:33