Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia Mundial de Lavagem das Mãos

A prática essencial em tempos de pandemia é reconhecida pela OMS como prevenção número 1 à doenças

Tarde Nacional

No AR em 15/10/2020 - 13:34

Hoje é o Dia Mundial de Lavagem das Mãos e o Tarde Nacional vai falar sobre a importância da prática de higienização correta na prevenção e combate a doenças infecciosas. A higiene das mãos é um ato reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos mais efetivos na prevenção de doenças. 

Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com o médico infectologista, especialista em Saúde Pública, professor e mestre em infectologia da Universidade Santo Amaro (UNISA), Ricardo Minkoves. Segundo ele, o hábito de lavar as mãos é importante para todos nós, para a medicina no geral não só para a infectologia. Na entrevista, ele conta a história de como essa data começou. 

Ele observa ainda que há pessoas que acreditam que usar luvas irá proteger contra o coronavírus. "Na verdade, o importante é lavar as mãos, quando não tiver água e sabão, que é o melhor, usar o álcool gel", aconselha. "A gente não pode também esquecer de tossir e espirrar no cotovelo e não na mão", complementa. 

O professor avalia ainda que o hábito de lavar as mãos se tornará mais frequente no pós-pandemia. E o hábito de cumprimentar com o apertão de mão ou o abraço? Para ele, o abraço para a nossa cultura deve continuar, mas o aperto de mão deve virar coisa do passado. "A gente vai ter que aprender, como os orientais, a cumprimentar de uma outra forma", prevê o pesquisador. 

Acompanhe a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 15/10/2020 - 18:11 e atualizado em 15/10/2020 - 17:57

Mais do programa