Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial da Visão traz alerta neste 8 de outubro

Pesquisa mostra que brasileiros só vão ao oftalmologista quando sentem algum desconforto na visão

No AR em 08/10/2020 - 22:48

Neste Dia Mundial da Visão, o Tarde Nacional conversou com Augusto Paranhos, oftalmologista e presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). Em entrevista, ele alerta sobre uma doença oftalmológica grave, o glaucoma, que se não for tratado pode levar à cegueira.

Augusto trouxe dados de uma pesquisa que aponta que 53% das pessoas que responderam desconhecem que a doença possui a maior probabilidade de um quadro de cegueira irreversível e que 41% nem sabe o que é glaucoma. Além disso, apenas 37% entende que a ida ao especialista é de importância fundamental

Segundo o especialista, diferente da catarata, que pode ser resolvida com a cirurgia, a visão pedida, em decorrência do glaucoma, não tem reversão. Ele alerta que é necessário ficar muito atento aos sinais, não são tão óbvios; por isso a importância da prevenção com a ida regular ao oftalmologista.

O especialista destaca ainda que existem alguns fatores de risco para o glaucoma, como: os casos de glaucoma na família, pressão alta nos olhos, miopia, hipermetropia, além de grande prevalência em pessoas de pele negra. Por isso, ele diz que a melhor forma de previnir é o acompanhamento regular do oftalmologista.

Ouça a entrevista no player abaixo

Criado em 08/10/2020 - 23:08