Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psicóloga fala sobre padrões de comportamento repetitivos

Ouça a entrevista com Márcia Dolores Resende

No AR em 16/10/2020 - 14:51

Muitas pessoas tendem a repetir comportamentos destrutivos e passam sempre pelas mesmas situações desagradáveis repetidas vezes. Essas repetições podem prejudicar a vida e o equilíbrio emocional. Sobre esse assunto, o Tarde Nacional conversou com a psicóloga Márcia Dolores Resende, ela vai falar sobre os 3 padrões de comportamento mais comuns que as pessoas repetem. 

"Temos uma lista muito grande de padrões, mas nós selecionamos três que são quase que universais", explica. "O primeiro padrão que a gente identifica é o de procrastinar as suas decisões e a execução daquilo que ela deseja fazer", conta. "O segundo padrão muito comum é o de querer achar responsáveis", esclarece ela, lembrando da valorização ênfase excessiva que a nossa cultura faz da culpa. "O terceiro padrão, que é mais comum entre as mulheres, é a do dedo podre", diz, referindo-se ao hábito de sempre fazer escolhas ruins de parceiros nos relacionamentos.

Para a psicológa, o principal problema é que "os padrões acabam limitando a nossa atuação". Segundo ela, acreditar e afirmar para si mesmo as mesmas crenças faz com que a pessoa acabe se comportando sempre da mesma maneira. Márcia defende que o primeiro passo para quebrar esse ciclo vicioso é conhecer os próprios objetivos. "Quando a gente tem um caminho que é mais simples, e te coloca em contato com o objetivo que você quer, ele é facilitado", afirma.

Ouça a entrevista na íntegra:

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 16/10/2020 - 15:18