Novembro Diabetes Azul é uma campanha mundial em prol da conscientização sobre o Diabetes. Para saber mais sobre o riscos desta doença o Tarde Nacional conversou com Bruno Naves, médico angiologista e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular - SBACV - Nacional. Ele falou sobre uma das complicações graves decorrente do diabetes que atinge 25% dos doentes que é o pé diabético.
O diabetes tem uma manifestação chamada neuropatia periférica que é a perda da sensibilidade, se o diabético não prestar atenção nos pés e mãos pode se machucar e evoluir para uma ferida que resulta com a perda de um membro por causa da falta de circulação sanguínea, 85% dos desfechos desfavoráveis poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce.
O especialista ressalta que a concientização sobre este problema é um trabalho conjunto dos médicos e da imprensa com objetivo de alertar as pessoas para se auto examinarem e buscarem o diagnóstico, ampliando assim a chance de evitar a perda de um membro.
O médico também fala sobre o pré- diabético, quando o nível de glicose no sangue não está elevado, mas está acima do normal. Nesses casos ele aconselha atividade física regular, dieta saudável, evitando doces e a farinha branca, que equivale ao açucar, e ainda manter o peso equilibrado.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília