Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Barbeiro, transmissor da Doença de Chagas, é encontrado em apartamento no DF

Erradicado há anos na área urbana, caso foi uma surpresa, já que é mais comum em casas de pau-a-pique e no interior

Tarde Nacional

No AR em 25/11/2020 - 13:31

Uma moradora de Águas Claras, no DF, encontrou um barbeiro transmissor da Doença de Chagas dentro do seu apartamento. Vamos conversar sobre os sintomas e as formas de transmissão dessa doença, bem como o que fazer para se prevenir, com a cardiologista Viviane Sabatoski. Segundo ela explica, a doença é causada por um protozoário transmitido pelo inseto: injetado na corrente sanguínea pela picada do barbeiro, ele vai destruindo alguns órgãos alvos como o coração, o esôfago e o intestino.

E por que esse nome barbeiro? Na entrevista, a médica responde que é porque as picadas geralmente acontecem no rosto, ali na região da barba, e quando a pessoa está dormindo. "Inicialmente a maioria das pessoas não sente nada após a picada. Uma minoria vai ter ali sintomas de febre, dor muscular", explica. "O tripanossoma fica na corrente sanguínea, se aloja no coração e vai destruindo a função do coração pouco a pouco. Com isso o coração vai aumentando de tamanho, perdendo força, tendo arritmia, pode causar parada cardíaca, insuficiência cardíaca. Então, a Doença de Chagas é sim uma doença muito grave", alerta a cardiologista.

Erradicado há vários anos na área urbana, o caso foi uma surpresa, já que o barbeiro é mais comum em casas de pau-a-pique e no interior. Viviane relata também casos, mais recentes, com a contaminação através da ingestão da cana de açúcar e o açaí. Atualmente, a Doença de Chagas é uma das principais causas de óbito e transplante do coração. Ainda segundo a médica, uma vez na corrente sanguínea a pessoa é portadora da Doença de Chagas por toda a vida. 

Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

 

Criado em 25/11/2020 - 17:12 e atualizado em 25/11/2020 - 16:51

Mais do programa