Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasileiro poderá ter conta em dólar?

Ouça a entrevista com o economista Jackson de Toni sobre o projeto de lei que propõe alterações no mercado de câmbio

No AR em 23/11/2020 - 13:29

O brasileiro poderá ter conta em dólar? Com a nova lei do câmbio, sim.  Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Jackson de Toni, economista e professor de Políticas Públicas do Ibmec Brasília.

O projeto de lei que o Banco Central encaminhou ao Congresso Nacional vai permitir que as pessoas tenham conta em dólar, segundo o economista. Para ele, a proposta tem dois lados: o bom e o ruim. A parte boa é a facilidade de comercialização de produtos, bens e serviços do Brasil no exterior, diminuindo a burocracia, inclusive o acesso de investidores ao Brasil. Por outro lado, Jackson alerta que há o risco de dolarização da economia.

Ele explica que a dolarização acontece quando a moeda que o país usa, no caso o Real, no Brasil, deixa de ser uma unidade de compra, um padrão de medida do valor das coisas. E quado um governo nacional abre mão de fazer uma política de zelo da própria moeda, a economia fica subordinada à politica monetária de quem emite a moeda que prevalece, nesse caso, os Estados Unidos que emite o dólar. Com isso, as oscilações internacionais do dólar afetariam os preços internos, explica o economista.

Ouça a entrevista no player.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília

 

Criado em 23/11/2020 - 14:24