Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

CRMV-SP alerta sobre a importância da doação de sangue por parte dos pets

Entre os pré-requisitos para ser um doador estão, por exemplo para os cães: ter de 1 a 8 anos, pesar mais de 25 kg, não podem ter recebido transfusão de sangue recentemente, não podem ter feito cirurgia nos 30 dias anteriores à doação, vacinas atualizadas, controle de pulgas e carrapatos

Tarde Nacional

No AR em 27/11/2020 - 16:25

Você sabia que os pets podem doar sangue para salvar outros animais? Afinal, animais precisam ter banco de sangue também pra ajudar? Sobre esse assunto, Márcia Dias conversou com o membro das comissões de Entidades Veterinárias Regionais (CEVRSP) e Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (CTCPA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Paulo Corte.

O Conselho está alertando sobre a importância da doação de sangue por parte dos pets para salvar a vida de outros animais e pets por todo o Brasil.

Segundo o médico, "esse procedimento realmente salva vidas assim como na medicina humana. Na medicina veterinária, a gente tem a necessidade -  principalmente nos casos de emergência e em algumas doenças graves - de reposição através da transfusão de sangue de forma imediata e rápida para que a gente possa salvar vidas. Então, neste momento o estoque, manter essas bolsas, é fundamental", esclarece o especialista.

Os cães têm oito grupos sanguíneos. Mais recentemente, eles descobriram que existem um tipo diferente que é o Dal encontrado somente na raça Dálmata. Por isso, o médico garante que todas as mostras são feitas com qualidade. Ou seja, para os cães doadores são feitos testes de compatibilidade que irão ajudar na realização da transfusão. 

E quanto ao cruzamento de raças? Haveria algum problema para a doação? Na opinião do veterinário, nesses casos a parte da tipagem sanguínea não irá ser um fator que vá trazer complicações.

E sobre a doação de orgãos entre os animais? Na entrevista, Paulo responde que hoje isso já está bem avançado na medicina veterinária mas por aqui, no Brasil, isso ainda não é uma realidade em todos os hospitais. E, cita inclusive estudos mais comuns: como a impressão de órgãos em 3D, a reposição de órgãos e do crescimento de tecidos. 

E o sangue do cão pode ser doado para o gato? Quais os critérios para ser um doador de sangue? Acompanhe a entrevista completa, no player:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 27/11/2020 - 19:41 e atualizado em 27/11/2020 - 19:33

Mais do programa