Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mãos formigando? Pode ser Síndrome do Túnel do Carpo

Segundo diretor da SBCM, os formigamentos e dormências costumam acontecer mais à noite e em mulheres, a partir dos 40 anos

Tarde Nacional

No AR em 17/11/2020 - 15:32

Você já teve a sensação das mãos formigando? Geralmente, ela acontece quando ficamos muito tempo numa mesma posição, o que acaba bloqueando a circulação do sangue. Mas isso pode ser também um sinal de alerta para um problema que lota consultórios: a Síndrome do Túnel do Carpo.

O problema pode dificultar tarefas simples, do dia a dia, como amarrar os sapatos. Sobre essa doença, o Tarde Nacional conversou com o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e atual diretor da entidade, Carlos Henrique Fernandes. 

Segundo o médico, a síndrome é um problema frequente não só no Brasil mas em todo o mundo. Ele explica que síndrome é um conjunto de sinais e sintomas. Na região deste túnel nós temos um nervo que dá sensibilidade à nossa mão. Por um motivo específico esse nervo é apertado e ele para de funcionar. Aí a pessoa perde a sensibilidade na ponta dos dedos.

"É aquilo que as pessoas relatam quando tem muita dormência nas mãos, principalmente no período norturno, e durante o dia elas começam a ter dificuldade de pegar as coisas, principalmente coisas pequenas como uma agulha ou clips", menciona Carlos.

Na entrevista, o especialista informa que as mulheres depois dos 40 anos são mais facilmente acometidas e que a pessoa chega a acordar durante a noite por causa desses formigamentos. Ele destaca que muitas pessoas fazem trabalhos repetitivos e, mesmo assim, não desenvolvem a síndrome.

E como é o tratamento? Segundo a SBCM, o problema representa 90% de todas as chamadas neuropatias compressivas. Ou seja, quando a pessoa dorme tem a tendência de se encolher, adotando a posição fetal, com os cotovelos e punhos dobrados. O que diminui o túnel por onde o nervo passa.

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem atendimento para esta síndrome. Saiba mais sobre o assunto, ouça a entrevista completa, no player:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 17/11/2020 - 17:24 e atualizado em 17/11/2020 - 16:49

Mais do programa