Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Novembro Roxo busca sensibilizar para os riscos da prematuridade

Ouça a entrevista com a pediatra Sandi Sato a respeito dos perigos que o nascimento antes do tempo pode trazer para o bebê

No AR em 17/11/2020 - 13:31

Batizado de Novembro Roxo, o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade é o assunto da conversa no Tarde Nacional com a pediatra Sandi Sato, da Maternidade de Brasília.

São considerados prematuros bebês que nascem antes de completar 37 semanas. "O Brasil ainda tem em torno de 12% de nascimentos prematuros, os fatores que contribuem é a baixa adesão aos cuidados pré-natais", compementa a médica. "O bebê prematuro ainda não está com o organismo totalmente amadurecido, principalmente a parte respiratória, uma vez que nasça antes do tempo, maior é o risco de precisar de cuidados de unidade intensiva neonatal, maior o risco de infecção."

Ela enfatiza a necessidade de "conscientizar das medidas que podem prevenir esse trabalho de parto, diminuir o número de cesárias eletivas e ter um olhar diferenciado ao que a família vai necessitar até mesmo no momento pós-alta da unidade neonatal, com acompanhamento multidiciplinar de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos por um longo período da vida da criança".  

Ouça a entrevista completa:

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 17/11/2020 - 16:15