Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o que é a Síndrome dos Ovários Policísticos

Ouça a entrevista com o professor e ginecologista Roberto César Nogueira

No AR em 30/11/2020 - 13:41

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é o assunto do Tarde Nacional, que conversou com Roberto Cesar Nogueira, médico ginecologista, presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo - Regional Santos (Sogesp) e professor no Centro Universitário Lusíada (Unilus).

A SOP é uma doença antiga, que foi descrita a partir de 1935, e ainda traz desafios para médicos e pacientes. Hoje sabe-se que pequenos cistos no ovário não são o problema, são a consequência da síndrome, na qual a paciente tem distúrbio metabólico hormonal. Em geral, a mulher não tem uma menstruação regular, tem aumento dos hormônios masculinos, com crescimento de pêlos, além de outros sintomas que podem ser identificados nas imagens de ultrassonografia.

Segundo Roberto, um dos maiores fatores de risco para ter a síndrome dos ovários policísticos é a obesidade. São várias as consequências da doença, entre elas a infertilidade, alterações no colesterol, diabetes e hipertensão.

O médico alerta ainda que quando a mulher está saindo do período reprodutivo, entrando na menarca ou há atraso menstrual é necessário procurar o ginecologista, pois são situações em que o fator de risco para o desenvolvimento do câncer do endométrio pode aumentar.     

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília

 

Criado em 30/11/2020 - 19:39