Você sabe o que é fobia social? Conhece alguém que já passou por isso? Sobre esse assunto, que parece ter se agravado mais durante a crise de saúde do Coronavírus, o Tarde Nacional conversou com a fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela Universidade de São Paulo (USP), Cristiane Romano.
Segundo ela, "a fobia social é um medo acentuado e persistente em situações sociais ou de desempenho. Um exemplo muito grande é quando a pessoa precisa se comunicar ou ir a uma festa", esclarece a especialista, que é também consultora em Comunicação Interpessoal e diretora executiva da CR Treinamentos e Coaching.
Na entrevista, Cristiane afirma que as pessoas com fobia social não são reconhecidas facilmente. De acordo com ela, de longe a maior característica é a timidez. "Existe o tímido que evita situações e existe o tímido que sofre", esclarece a consultora. Segundo ela, é preciso estar atento aos sinais: "Se for percebe que um adolescente, por exemplo, começa evitar a situações. POde ser um jantar, ou até mesmo sair com os amigos começa a sofrer, e já começa a falar que não vai".
"Essas pessoas querem sim aparecer, mas é como se fosse, eu quero uma mágica para não ficar mais nervoso", observa a fonoaudióloga. Nas mensagens que Cristiane recebe, ela relata que as pessoas pedem muito ajuda para sair do "esconderijo ou das "telas".
Acompanhe a entrevista completa, no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.