Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pandemia agrava casos de fobia social

Segundo especialista, incidência maior se dá na adolescência, mas há muitos adultos que fogem de interações sociais por causa do medo e da ansiedade

Tarde Nacional

No AR em 03/11/2020 - 15:33

Você sabe o que é fobia social? Conhece alguém que já passou por isso? Sobre esse assunto, que parece ter se agravado mais durante a crise de saúde do Coronavírus, o Tarde Nacional conversou com a fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências e Expressividade pela Universidade de São Paulo (USP), Cristiane Romano.

Segundo ela, "a fobia social é um medo acentuado e persistente em situações sociais ou de desempenho. Um exemplo muito grande é quando a pessoa precisa se comunicar ou ir a uma festa", esclarece a especialista, que é também consultora em Comunicação Interpessoal e diretora executiva da CR Treinamentos e Coaching. 

Na entrevista, Cristiane afirma que as pessoas com fobia social não são reconhecidas facilmente. De acordo com ela, de longe a maior característica é a timidez. "Existe o tímido que evita situações e existe o tímido que sofre", esclarece a consultora. Segundo ela, é preciso estar atento aos sinais: "Se for percebe que um adolescente, por exemplo, começa evitar a situações. POde ser um jantar, ou até mesmo sair com os amigos começa a sofrer, e já começa a falar que não vai".

"Essas pessoas querem sim aparecer, mas é como se fosse, eu quero uma mágica para não ficar mais nervoso", observa a fonoaudióloga. Nas mensagens que Cristiane recebe, ela relata que as pessoas pedem muito ajuda para sair do "esconderijo ou das "telas". 

Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 03/11/2020 - 18:56 e atualizado em 03/11/2020 - 18:55

Mais do programa