Pesquisa revela o aumento da ansiedade entre os brasileiros. A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho de 2020 e revelou que 80% dos brasileiros tornaram-se ansiosos nessa pandemia.
Sobre o assunto o Tarde Nacional conversou com a psicóloga Vânia Campos. São vários os motivos que causam a ansiedade desde que começou o lockdown, a falta de informações precisas, o desemprego, muitas empresas tiveram que demitir funcionários, as informações incertas sem segurança sobre o coronavírus, isso tudo gerou ansiedade, depressão e até pânico.
A especialista destaca que o Brasil não tem cultura de autopreservação e isso pode levar há uma ansiedade constante. Ela também informa que são vários os sintomas da ansiedade, como a falta de foco, angústia, dor no peito, insônia, agressividade, falta de controle do ambiente diário. Esses fatores levam a uma má gestão da autoliderança. Para minimizar o problema, Vânia Campos sugere que a pessoa pode buscar algumas estratégias como evitar ficar muito tempo no celular, na frente da televisão e tentar achar algum momento da rotina para fazer algo que cause prazer.
Ansiedade repetitiva pode levar ao estado de depressão e síndrome do pânico.
Clique e ouça a entrevista completa:
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.