Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expectativa de vida aumenta com avanço tecnológico e saneamento básico

Ouça a entrevista com a geriatra Mariana Garcez

No AR em 04/12/2020 - 13:48

O avanço tecnológico e do saneamento básico gera um aumento na expectativa de vida. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Mariana Garcez, geriatra do Hospital Águas Claras.

Segundo a médica, as pessoas ganharam mais tempo de vida e estão com a aparência mais jovem. Ela explica que isso se deve aos avanços da ciência, que tornaram possível identificar doenças de forma precoce, melhorar os tratamentos e, pricipalmente, levar mais informação aos pacientes, que passaram a aderir mais aos tratamentos.

A informação também faz com que as pessoas melhorem a alimentação, pratiquem atividade física, façam a vacinação e também tenham mais saneamento. "Com isso, deixa-se de morrer jovem."

Sobre a qualidade de vida, Mariana diz que o envelhecimento no país vai bem. Segundo ela, o número de idosos robustos tem aumentado, por isso a importância do saneamento básico, que permite uma longevidade com qualidade. Ela explica que o maior número de idosos frágeis ocorre onde não existe saneamento.

A médica alerta ainda que é necessário ter uma vida equilibrada desde cedo, cuidar da alimentação, cuidar do sono, cuidar da mente e buscar a saúde de fato, para ter qualidade até o fim da vida.

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília

Criado em 04/12/2020 - 14:24

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.