Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fundação traz recomendações ao bem-estar emocional das crianças durante a pandemia

Voltada à primeira infância, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal estimula uma infância bem vivida com interações positivas e sem disciplinas punitivas através de campanhas pelo WhatsApp e outros mecanismos

Tarde Nacional

No AR em 30/12/2020 - 13:40

O Tarde Nacional desta quarta-feira (30) falou sobre as recomendações de apoio ao bem-estar emocional das crianças durante a pandemia e a campanha via WhatsApp que quer mostrar a importância da conversa e da interação com as crianças da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. E ainda sobre o Guia Primeira Infância em Pauta que aborda como comunicar a primeira infância. A entrevistada foi a CEO da Fundação, Mariana Luz. Ela conta que a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal já existe há 55 anos e atua no campo social. 

"As primeiras quatro décadas da Fundação foram focadas na hematologia, no estudo de doenças de sangue. Importação de documentos para diagnóstico precoce, que foi uma doença que afetou a família Souto Vidigal e desencadeou na morte dessa jovem, de 13 anos, a Maria Cecília. Então, nosso objetivo era retornar para a sociedade evitando que isso acontecesse com outras crianças, sobretudo as mais vulneráveis. Hoje, a primeira infância é o nosso foco. Essa fase que vai do nascimento aos 6 anos. E todas as bases do que a gente vai ser acontecem nesses primeiros 6 anos de vida", esclarece Mariana sobre o papel da Fundação, sediada em São Paulo. 

Mas o que é uma infância bem vivida? Na opinião da CEO é aquela criança que brinca, com interações positivas e sem disciplina punitiva como bater, um grito ou castigo. E por meio do afeto. "Se uma criança se sente amada, acolhida e cuidada esse desenvolvimento acontece. Se a gente lê para essa criança, se a gente conta histórias, se a gente conversa com ela. Tudo isso é de graça, a gente tem essa possibilidade nas nossas mãos de que a criança atinja o seu pleno potencial. Que lá na frente vai se desenvolver em maior possibilidade de permanecer na escola, de ter um salário até 25% maior no mercado de trabalho, de ter menos propensão a drogas, vícios e violência. E claro, ter mais oportunidades de trabalho", enfatiza.

Na entrevista, Mariana falou também sobre o personagem Nenê do Zap. Que é um bot do WhatsApp que, envia semanalmente, conteúdos com dicas e exemplos de como fazer esta interação de forma simples e objetiva, facilitando assim o dia a dia corrido de quem precisa estar atento ao desenvolvimento da criança e aos outros afazeres da vida. Toda a conversa com o Nenê do Zap é gratuita e para receber os materiais e começar a conversa, basta mandar um "Oi" para o número (11) 99743-8961. Segundo ela, "é preciso cuidar também do lado sócio-emocional além da dimensão física", finaliza.

Ouça a entrevista completa, no player acima. E entenda mais sobre a primeira infância aqui. #primeirainfanciaprimeiro 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 30/12/2020 - 18:08 e atualizado em 30/12/2020 - 17:14

Mais do programa