Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Infectologista alerta sobre o uso consciente de antibióticos

Segundo ele explica, o uso racional é usar o medicamento antimicrobiano quando se precisa e da forma correta

Tarde Nacional

No AR em 17/12/2020 - 15:30

Nesta quinta-feira (17), o Tarde Nacional conversou com o infectologista do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), Guillermo Sócrates sobre as consequências de tomar remédios sem prescrição. Segundo ele esclarece: "os antimicrobianos são medicações que realmente mudaram o rumo da nossa história. Quando a gente lembra da I Guerra Mundial, quando eles não existiam, as pessoas morriam por ferimentos leves. Essas pessoas acabavam falecendo não só pela batalha mas por toda a consequência dos processos infecciosos", conta o médico.

"É preciso utilizá-los com muito cuidado. Porque nós sabemos que se o uso for inadequado pode haver a indução de resistência. Ou seja, se eu não utilizar de forma correta pode ser que aquelas bactérias que eu estou iniciando o tratamento se tornem resistentes. E aí, não vai adiantar mais nada utilizar esses medicamentos. É uma medicação que a gente deve tomar após uma prescrição e orientação médica", destaca Guillermo sobre a importância de se falar sobre o tema.

Na entrevista, ele menciona o quanto é difícil em tempos de Covid-19 produzir um novo fármaco. O mesmo acontece com os antibióticos. Então, quando perdemos essa eficácia o paciente que poderia ser salvo com um medicamento simples terá que internar para um medicamento injetável. Ele alerta também que o antibiótico não serve para casos de gripes, por exemplo. É só para bactérias e com horário certo para tomar. Assim como dependem de peso, dose e tempo de utilidade.

Seus antibióticos também sobram na caixinha? Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 17/12/2020 - 18:02 e atualizado em 17/12/2020 - 17:41

Mais do programa