Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psicóloga pesquisa como a população negra lida com o sofrimento físico e mental

Ouça a entrevista com a psicóloga e psicanalista Cristiane Ribeiro

No AR em 14/12/2020 - 13:38

Estudo investiga como a população negra lida com o sofrimento físico e mental, o estudo levou em conta que a população negra é exposta, diariamente, a uma série de violências.

Para se ter uma ideia, apesar de a população negra compor a maior parte da força de trabalho brasileira, os pretos e pardos ainda representam menos da metade dos ocupantes dos cargos gerenciais e também têm salários menores do que os das pessoas brancas.

Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com  Cristiane Ribeiro, psicóloga e psicanalista, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG.

    "Existe uma pressão muito grande na pessoa por causa da cor da pele e muita violência a partir do olhar e gesto", disse a psicóloga. "A pessoa negra as vezes vive de maneira muito solitária essa dor", acrescentou.

"Racismo no Brasil é crime, no entanto não tem isso na vivência cotidiana, o máximo é conseguir fazer a injúria racial e pessoas negras acabam tendo muita dificuldade de comprovar a situação de violência que viveram e vai se transformando de fato em adoecimento," informa a pesquisadora e completa: "É uma violência que muitas vezes vem desde a infância, algumas pesquisas dizem que crianças negras são menos abraçadas pelos professores da educaçao infantil."

Para ouvir a entrevista completa clique no player acima:

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília e Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Criado em 14/12/2020 - 18:54