Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Verão gera alerta para combate à dengue e a outras pragas

Em entrevista, vice-presidente da Aprag cita os cuidados com a limpeza e organização do ambiente, além de materiais que vem de fora como sacolas e papelões

Tarde Nacional

No AR em 29/12/2020 - 15:30

Agora no verão, os cuidados no combate às pragas devem contar com uma atenção redobrada das autoridades e da população. O alerta é do vice-presidente da Aprag (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas), Sérgio Bocalini. Para ele, esta seria uma forma de evitar um possível caos nos hospitais, num período onde as pessoas estão mais expostas ao contato com o aedes aegypti, ratos, baratas, aracnídeos, cupins e etc.

Você já fez a sua dedetização? Em entrevista ao programa Tarde Nacional, Sérgio chama a atenção para a importância de ações como essa para manter os ambientes em condições favoráveis para que as pragas não se instalem ou mesmo sejam controladas. Somados a isso, ele cita também algumas medidas que contribuem bastante como a limpeza e a organização dos ambientes. 

De acordo com ele, hoje tem também a realidade do transporte favorecendo muito a disseminação das pragas. Tanto é que os governos criam barreiras sanitárias e fitossanitárias também para evitar várias pragas agrícolas. E esse conceito a gente tem que levar também para dentro das nossas casas, para diminuir a incidência de animais indesejados.

Mas Sérgio garante que nem toda barata, por exemplo, seria prejudicial. "Nós temos mais de 3 mil espécies de baratas. Dessas, um número muito pequeno que é prejudicial ao ser humano. Nós temos muitas baratas silvestres que auxiliam na decomposição de matéria orgânica e servem de alimento para outros animais", relata.

Bocalini destaca ainda os cuidados na escolha de uma empresa dedetizadora, o que deve ser feito de ano em ano. Aliás, é verdade que a barata é um inseto difícil de ser extinto? E que o cupim pode passar de um apartamento para o outro e atacar até um prédio inteiro? Segundo Sérgio, o cupim é uma praga silenciosa, difícil de ser descoberta. Na entrevista, ele cita ainda alguns tipos de golpes dados pelas empresas contratadas e responde dúvidas dos ouvintes. O que a pessoa em casa pode utilizar? 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 29/12/2020 - 19:00 e atualizado em 29/12/2020 - 18:58

Mais do programa