Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ano letivo de 2021 traz desafios para professores e alunos

Segundo especialista em educação, durante a pandemia o professor precisou em tempo recorde se atualizar para um novo modelo de ensino

Tarde Nacional

No AR em 31/12/2020 - 15:30

Os professores e alunos no ano de 2020 tiveram que se adaptar em vista da distância da sala de aula. O programa Tarde Nacional conversou com a psicóloga e consultora educacional, Carla Jarlicht. "2020 foi mesmo um ano muito desafiador, de muita fragilidade, muitos lutos, muitas dores pra todo mundo e cada um viveu isso de uma maneira diferente. Para reorganizar e poder entender um pouco como que iria ocorrer o ano letivo, que começou de uma forma e logo foi interrompido", apontou a consultora.

Para os professores, a rotina se alterou. "Além da sala de aula, o docente sempre precisou planejar as aulas da semana, do mês. Pesquisar e buscar novos conhecimentos. Fora isso, ainda tem as reuniões que ele tem fazer. Com os pais, os seus pares também. Precisar encontrar o seu coordenador para ter um feedback do seu trabalho, dos projetos que ele irá implementar com seus alunos", acrescenta.

Na entrevista, a especialista garante que a desigualdade sempre existiu, mas que, em 2020, passou a ser escancarada. Para os alunos, é essencial, segundo a especialista, que se manifestem e que as famílias estejam mais próximas da rotina dos estudantes.  "A família precisa acompanhar o desenvolvimento do seu filho. O professor precisa ter essa família como parceira. Neste perído de pandemia, as famílias nunca estiveram tão próximas do trabalho feito em sala de aula podendo observar mais seus filhos como alunos", finaliza a psicóloga. 

Ouça e entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 02/01/2021 - 11:42 e atualizado em 02/01/2021 - 10:20

Mais do programa