Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

ABPod divulga pesquisa sobre o perfil do público de podcasts e os bastidores da produção

Por conta da pandemia, muitas pessoas estão em casa consumindo áudio

No AR em 21/01/2021 - 15:30

Com uma estimativa de 34,6 milhões de ouvintes de podcast no Brasil, praticamente 8% da população, a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) divulgou recentemente uma pesquisa sobre quem são e o que pensam esses produtores de podcast. O estudo reflete 626 respostas válidas. Algumas até podcasters de outros países que continuam produzindo podcast em português e apontam para novas direções. Mas tudo isso é modismo ou veio para ficar mesmo? O rádio morreu?

Segundo dados da ABPod, já há podcasters no mercado desde 2004, mas o boom das produções surgiram em 2018. 

Quanto a mídia tradicional, como o rádio e a TV, por exemplo. Elas só não morreram como passaram a absorver esse tipo de conteúdo produzido e apresentado por instituições, universidades, médicos, gamers, cinéfilos e outros tantos profissionais e grandes empresas. Antes, o podcast era visto como hobby.

Sobre essa pesquisa, o Tarde Nacional desta quinta-feira (21) conversou com o coordenador do grupo de produtores voluntários da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) e também podcaster, Rodilson Silva.

"O podcast é quando você transforma em formato de áudio a mensagem que gostaria de passar. O bacana é que isso é aberto para qualquer tipo de público e para qualquer tipo de produtor. Se você é um produtor especialista em uma área específica do mercado: de medicina ou de logística, ou qualquer outro mercado voltado para a indústria pop. Você consegue transformar essa extensão de conteúdo em áudio', explica Rodilson.

Sobre a diversidade de público e conteúdos, ele fala que cresce cada vez mais no país. Muitos ouvem, por exemplo, a qualquer momento - já que ele é gravado - para estudar, aprender. E principalmente no trânsito, indo para o trabalho, lavando a louça e etc. 

Na entrevista, Rodilson afirma ainda que neste período de pandemia o aumento do interesse das pessoas por áudio aumentou muito e não somente no Brasil. E isso se deu muito com os podcasts. Inclusive, segundo ele, muitos projetos de podcasts surgiram neste período, quando as pessoas tiveram maior tempo livre. E, claro, os podcasts de notícias também ganharam espaço. 

As rádios EBC tem também alguns podcasts para assinatura dos usuários. O produto mais recente e que é inclusive, semifinalista no Prêmio Profissionais da Música 2020, é o programa Na Trilha da História, produzido e apresentado pela jornalista Isabela Azevedo e veiculado em várias emissoras da casa. A lista dos finalistas deve sair no dia 31 de janeiro. 

Quer saber mais sobre a podosfera? Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 22/01/2021 - 08:20 e atualizado em 21/01/2021 - 23:47