Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista dá dicas para enfrentar dias de chuva com o carro

O que fazer quando o carro morre durante o alagamento? O ideal é esperar a água baixar e chamar o mecânico

No AR em 18/01/2021 - 14:30

As chuvas chegaram com tudo e quem já não pegou um temporal dentro do carro? Para enfrentar as chuvas com segurança no trânsito, o engenheiro mecânico e especialista em manutenção de automóveis, Denis Marum, explica algumas ações preventivas que devem ser tomadas para nao danificar o carro.

Segundo ele, a recomendação é de que os motoristas evitem as áreas baixas da cidade, os locais onde já se sabe que ocorrem os alagamentos. "Agora se entrar em uma área alagada, é importante ver que altura esta esse alagamento. Se estiver até metade da roda, ok. Você pode ir devargarzinho, passar com o carro acelerando, que vai ficar tudo bem. Mas se você não sabe a altura deste alagamento é melhor não atravessar", afirma o especialista.

Na entrevista, Denis explica que para o ônibus, por exemplo, o ideal seria a água em menos da metade da roda. O problema é que no alagamento existem obstáculos que ficam submersos como uma boca de lobo aberta, uma valeta. "E se a água bateu e o motor morreu. Então, não tente fazer o carro pegar. Pois essa água vai ser chupada para dentro do motor e ocasionar aquilo que nós chamamos de travamento do motor. E aí a conta fica cara. Portanto, na dúvida, não vá. O mecânico, que depois, deverá ver se ficou água no motor", complementa ele.

Carros mais novos tem aquelas vedações, borrachas que vedam bem as caixinhas de módulo eletrônico. O problema é quem tem um carro mais antigo, com mais de 10 anos, que com essas vedações já ressecadas a água penetra nas caixas de direção. E uma coisa que pouca gente sabe é que uma caixa dessas custa em torno de R$ 20 mil. Então, Denis recomenda aqueles que tem um carro mais antigo evitar o alagamento pois o prejuízo aí é significativo. Portanto, segundo ele, vale redobrar os cuidados!

Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 18/01/2021 - 18:09 e atualizado em 18/01/2021 - 17:55