Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estão abertas as inscrições para a primeira maratona do mundo de inovação no serviço público

As inscrições para a competição - gratuitas e online - vão até o dia 27 de janeiro. As equipes devem ser de 2 a 7 pessoas

Tarde Nacional

No AR em 20/01/2021 - 15:30

Em 2020, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) trabalhou muito o tema da inovação no serviço público, com o intuito de juntar esforços e propostas de diversos colaboradores pelo país. A reflexão aqui é desafiadora: construir futuros para a gestão pública federal. Pensando nesse desafio, a rede Conexão Inovação Pública do Rio de Janeiro está com inscrições abertas até o dia 27 de janeiro para a primeira maratona do mundo para criação de laboratórios de inovação no serviço público.

O iLabthon acontece, de 29 a 31 de janeiro de 2021, de forma gratuita e online. Para falar mais sobre o evento, o Tarde Nacional conversou com o cofundador da rede Conexão Inovação Pública Rio de Janeiro, servidor público e professor do curso de graduação em Administração Pública, do Instituto de Direito Público (IDP),  Rodrigo Narcizo.

Segundo ele, a inovação é a resolução de problemas que impactam pessoas. Sobretudo no serviço público, onde a sociedade e o cidadão têm uma série de desafios e necessidades que competem ao setor público resolver através de programas, de políticas públicas e ações governamentais. 

"O desafio que é colocado hoje por conta da pandemia, da covid-19, é um desafio que tem se mostrado um momento  em que foi preciso buscar acelerar inovações no setor público. Tanto na área da ciência, da saúde quanto também na melhoria dos serviços públicos e na transformação digital", explica

Segundo Rodrigo, para a criação desses laboratórios de inovação vai ser utilizado no evento a metodologia do hackathon, que são maratonas de imersão. Serão equipes formadas antes do evento, formadas ou não por organizações públicas, que irão criar com a ajuda de mentores e especialistas presentes no evento uma série de projetos de laboratórios de inovação no setor público. Finalizada a maratona, provavelmente deve-se por em prática esses projetos, não só para as organizações mas também para o cidadão.

Ele garante que o desafio aqui é entender a real necessidade das pessoas. "Para isso, fazemos pesquisas com o público e buscamos criar soluções para o setor público. Seja na forma de um produto, um novo programa ou uma política pública", menciona. 

Também relata que existem muitos profissionais da saúde e da educação - que trabalham diretamente com o público - e que acham soluções criativas no seu cotidiano. Portanto, eles já estão inovando. É preciso quebrar essa barreira de só quem é da tecnologia ou o gênio pode fazer. "Qualquer servidor público, aonde quer que esteja, são inovadores em potencial. O desejo é fazer a diferença e melhorar a vida da sociedade", acredita. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 21/01/2021 - 09:00 e atualizado em 21/01/2021 - 23:39

Mais do programa