Estudo aponta aumento da perda de visão por catarata. Catarata e presbiopia sem correção lideram ranking mundial de cegueira e deficiência visual evitável. O último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia aponta que a catarata responde por 49% da cegueira no Brasil, mesmo com o aumento no número de cirurgias, que dobrou nos últimos dez anos.
Saiba como proteger seus olhos. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier no Brasil.
De acordo com o entrevistado, não existe uma dieta pra evitar a catarata, o maior problema que apressa a catarata são drogas farmacológicas e a radiação ultra violeta , mas é sabido que os antioxidantes podem ter alguma contribuição na proteção dos olhos. Legumes e verduras com folhas verdes mais escuras que são ricos em zinco e luteína.
A catarata pode ocorrer desde a criança que pode nascer com catarata congênita até a terceira idade que é mais frequente após os 55 e 70 anos. A doença ocorre porque atrás do colorido do olho existe uma lente formada por proteína e com o tempo ela oxida e fica opaca, é essa lente que faz a imagem se justapor a retina e nos dando a visão de longe e de perto.
O tratamento da catarata é sempre cirurgico, não existe medicamento que evite a doença. A cirurgia subtitui essa lente natural que ficou opaca por um cristalino artificial.
Clique no player acima e ouça a entrevista completa.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília.