Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa avalia recorrência de sonhos durante pandemia

Neurocientista conduz estudo que analisa mudanças nos relatos de padrões de sonhos no período de pandemia

No AR em 01/01/2021 - 16:04

A pesquisadora Natália Mota, neurocientista do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora de um estudo que busca identificar  mudanças no padrão de relatos de sonhos durante o período de isolamento social, foi uma das entrevistadas do Tarde Nacional desta sexta-feira (1º).

Os resultados da pesquisa indicam que os sonhos durante a pandemia refletem o sofrimento mental e o medo causado pelo novo coronavírus. A cientista afirma que o medo do novo, do desconhecido, faz parte do comportamento humano e que os sonhos são mecanismos importantes que o cérebro usa para se adaptar a situações e digerir emoções, ajudando o organismo a se adaptar a novas situações sem que nos tornemos escravos do medo. 

Natália afirma que o sonho funciona como um treinamento que simula emoções, ajudando o cérebro a assimilar aquela vivência específica e que, neste momento de pandemia, isso pode nos ajudar na adaptação ao novo normal..

Para ela, lembrar dos sonhos é importante para esse processo e, como temos dificuldade para lembrar desses sonhos, ela sugere que se mantenha papel e caneta próximos à cama para anotar o que sonhou, ao acordar, ou gravar em áudio no celular. 

Ouça a entrevista completa clicando no player abaixo:


Criado em 01/01/2021 - 20:36