Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor da USP analisa poluição nos oceanos

Quem polui mais: o cidadão ou o Estado? Em plena Década da Ciência Oceânica, professor destaca que 19% do PIB brasileiro vem do mar

Tarde Nacional

No AR em 12/01/2021 - 13:40

O Tarde Nacional conversou com o professor da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), Alexander Turra. Ele comentou sobre a poluição nos oceanos.

Ouça no player acima.

Quais seriam os maiores poluidores nos oceanos? Segundo Alexander, a poluição é um dos grandes problemas dos oceanos. Mas há vários outros, como a sobrepesca, a destruição de ambientes como recife e coral, as mudanças do clima assim como as espécies invasoras. Outro fenômeno muito importante é lidar com o esgoto que vem das cidades. 

Como diminuir a entrada desses poluentes no mar? Na entrevista, o professor afirma que há várias ações que podem ser tomadas por toda sociedade.

 

"No nível do indivíduo à sociedade ou do produtor até uma grande empresa. Aí a gente vê o papel do oceano no regime de chuvas. Na Amazônia, no Pantanal e no sudeste. Por outro lado, a gente tem que pensar também no turismo onde uma praia pequena vai estar recebendo esgoto ou lixo. E que vai perder todo o seu potencial turístico. Inclusive é preciso dar valor aos coletores de resíduos enquanto serviço ambiental prestado por eles", acrescenta Alexander, que relata ainda que 19% do PIB brasileiro vem do mar. 

 

Mas quem polui mais: o Estado ou o cidadão? Para Alexander, essa é uma pergunta difícil de responder, pois muitas vezes os dois não se dissociam. Ele reforçou que 20% do lixo no mar é de atividades marítimas, como pesca e transporte.

Existe um país que trate melhor o oceano? De acordo com o professor, um dos países que tem uma boa relação com o mar é Portugal. A Noruega também apresenta uma política de oceano bem estruturada, voltada para inovação e tecnologia.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília. 

Criado em 12/01/2021 - 15:55 e atualizado em 12/01/2021 - 15:32

Mais do programa