Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Síndrome do ninho vazio é como um período de luto, explica psicóloga

Alguns pais vivenciam de forma extremamente dolorosa a saída dos filhos de casa. Ouça a entrevista com Bruna Richter.

No AR em 29/01/2021 - 13:07

A síndrome do ninho vazio é caracterizada por um sofrimento excessivo que se relaciona, principalmente, à perda da função dos pais quando os filhos saem de casa.

“Essa síndrome pode ser definida como um período de luto. Os pais acabam se percebendo mais vulneráveis quando descobrem que o seu papel, que era fundamental, hoje em dia parece não ser mais imprescindível", explica a psicóloga Bruna Richter.

"Quando você estrutura toda a sua vida em torno de outra pessoa, você acaba dependendo dela emocionalmente. E aí, quando essa pessoa parte, por qualquer que seja o motivo, fica um vazio muito grande, quase insubstituível. Até que você consiga se centrar novamente e investir em outras coisas, é um longo processo," detalha.

Nesta entrevista ao programa Tarde Nacional, ela explicou como os pais podem se preparar para vivenciar esse momento da saída dos filhos de casa de uma forma mais tranquila e com menos sofrimento.

Bruna Richter comenta, ainda, sobre a sua trilogia de livros infantis que tem o objetivo de facilitar o diálogo entre pais e filhos sobre as dificuldades das crianças para expressar os afetos: A noite de Nina - Sobre a Solidão, A Música de Dentro - Sobre a Tristeza e A Dúvida de Luca - Sobre o Medo.

 

 

Criado em 29/01/2021 - 19:29