Estação muitas vezes associada a férias e viagens, o verão pode trazer também infecções urinárias, principalmente em mulheres. O Tarde Nacional conversou com o uro-oncologista do Hospital Albert Einstein de São Paulo, mestre em medicina sexual pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Willy Baccaglini, para esclarecer dúvidas sobre o tema.
Acompanhe a entrevista no player acima.
Causa
Mas, afinal, o que provoca a infecção urinária? Ela ocorre mais em idosos? Segundo o médico, na grande maioria das vezes, é um microrganismo, uma bactéria da região da pele próxima à vagina que acaba ascendendo para o trato urinário.
Ele explicou que uma boa hidratação pode ajudar.
"Quanto mais a gente se preocupa com a nossa hidratação, principalmente nesta época, menor é o risco de infecção", afirmou.
Infecção nos homens
Os homens também têm infecção urinária. Só que costuma aparecer a partir dos 50 anos, por conta do crescimento da próstata.
Na entrevista, Willy comentou ainda a expectativa de vida dos homens, que é bem menor do que a das mulheres, com uma diferença entre sete a oito anos.
Bexiga hiperativa
De acordo com o médico, a bexiga hiperativa é um quadro muito comum, como se fosse uma bexiga irritada. Com uma ocorrência maior em mulheres mais jovens, a pessoa sente uma vontade inadiável de ir ao banheiro. Já nos homens ocorre mais a partir dos 50 anos.
Relações sexuais
O médico afirmou que, principalmente em mulheres que sofrem infecções recorrentes, uma das causas é a própria relação sexual. Ele recomendou esvaziar a bexiga antes e depois do ato. Em casos severos, pode usar antibiótico profilático.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.