Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fevereiro Laranja conscientiza sobre os sinais da leucemia e a importância do diagnóstico precoce

Tipo de câncer de sangue afeta pessoas de qualquer idade e pode ser descoberto com um hemograma

No AR em 17/02/2021 - 14:30

Cerca de 11 mil casos de leucemia serão diagnosticados no Brasil em 2021, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Diferentemente de outras neoplasias que acometem principalmente pessoas de mais idade, a leucemia pode aparecer em qualquer época da vida.

Entre os tumores pediátricos, a doença é a mais incidente (28%), seguida pelo câncer do sistema nervoso central (26%). Para conversar mais sobre esse assunto e a campanha do Fevereiro Laranja, o Tarde Nacional conversou com o onco-hematologista do Comitê da Abrale - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, Breno Gusmão. 

Quais os principais sintomas que a gente deve observar na criança? Aproveitando o Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) está com a campanha 'A leucemia parece invisível. Mas seus sintomas são perceptíveis'. Segundo o médico, "a mudança no comportamento habitual de uma criança já diz muita coisa que algo não está correto. Para uma suspeita de leucemia, uma palidez que vai suspeitar em uma anemia ou hematomas que não estavam presentes até pouco tempo. Ou infecções recorrentes na criança, que não eram habitual, nos faz com que a levemos à um pediatra para um exame de sangue", esclarece ele sobre a importância do hemograma, que é um exame rápido, e sai em 30 minutos. 

Na entrevista, Breno fala mais sobre o tratamento e os tipos de leucemia crônica. Como está o atendimento pelo SUS? Quais seriam os fatores de risco? De acordo com o especialista, os fatores de risco clássicos da doença são as exposições a agrotóxicos, a benzeno, irradiação e etc. Mas a genética mostra que as leucemias nos idosos trazem alterações biológicas, genéticas que conferem um senhor prognótisco. Portanto, sim, existe um preço sim nessa longevidade. 

Confira a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 17/02/2021 - 16:28 e atualizado em 17/02/2021 - 16:21