Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Camila Ribeiro de Sene , presidente da Junta de Serviço de Alcoólicos Anônimos do Brasil. De acordo com ela mais de dois milhões de brasileiros tem traços de dependência ao álcool. Para ela o fácil acesso ao álcool acaba estimulando esse consumo e que a nossa sociedade muitas vezes estimula e banaliza o uso de substancias alcólicas, usando em festas e comemorações sem relevar as questões de saúde.
Em um levantamento divulgado pela Fiocruz , mais da metade da população de 12 a 65 anos declarou consumir bebida alcoólica, e o uso vem aumentado durante esse período de pandemia. Uma das hipóteses para isso é que o álcool venha sendo usado como válvula de escape.
Camila de Sene destaca que "Para aqueles que tem o problema do alcoolismo é preciso se abster e evitar o primeiro gole."
No site dos Alcoólicos Anônimos a pessoa pode encontrar depoimentos, informações sobre reuniões a distância que acontecem diariamente, com um link para loja virtual que tem vários livros sobre o assunto. A presidente da Junta de serviço do AA afirma que o número de pedidos de ajuda triplicou durante a pandemia.
Confira entrevista no player acima.