O Centro Cultural da Câmara dos Deputados apresenta presencialmente, até o dia 19 de fevereiro, a exposição #Brasília60, em homenagem à capital federal. A mostra traz as belezas naturais da cidade como o céu azul, ipês, assim como monumentos e pessoas.
A verdade é que muito além da política, Brasília é vista por seus moradores - nascidos ou não aqui - como cidade-parque, point turístico de inúmeros rolês fotográficos e, é claro, por seus talentos e personagens locais. Pensando justamente nesse olhar e nessa belíssima arquitetura, é possível encontrar uma legião de fotógrafos amadores e profissionais que se reúnem em redes sociais como o Instagram para fotografar a cidade.
Público aproveitado pela Casa do Povo para essa exposição virtual #Brasília60 que segue permanentemente no ar pelo site. Portanto, vale a pena dar uma visitada e quem sabe encontrar um ou outro seguidor depois no Instagram. São verdadeiros apaixonados pela cidade! A mostra apresenta ao todo, 60 fotos do Instagram, selecionadas pela curadoria do projeto, além de 14 poemas de escritores como o poeta Nicolas Behr que tem relação estreita com a cidade. Sobre a mostra, o Tarde Nacional conversou com uma das curadoras da expôsição, a poeta brasiliense Maria Amélia Elói. Na entrevista, ela conta como ocorreu a curadoria das fotos.
"A ideia da Clarice, a outra curadora, foi abrir o Instagram e visitar vários feeds, a partir da hashtag #Brasilia e foi olhando perfil por perfil. Garimpando mesmo e vendo fotos de Brasília. Ela é brasiliense, eu sou também. E a ideia dela foi, na verdade, buscar não aquela Brasília dos turistas que a gente vê nos cartões-postais e no noticiário de política. Sempre o Congresso, Palácio do Planalto e a Praça dos Três poderes. Mas como moradora de Brasília, ela procurou a vida mesmo na cidade, ângulos inusitados, recortes diferentes mesmo que seja de um ou outro monumento da cidade. A final de contas, a cidade tem vida, é fotogênica, é poética, paronâmica, e é cultural também", esclarece ela sobre essa Brasília que se revela e que precisa ser mostrada a todos, principalmente em tempos como a pandemia em que a esperança se esvai.
Como já dizia o poeta e cantor Renato Russo: "Meus Deus, mais que cidade linda!". Frase também citada no poema pertencente a entrevistada e que está na expô.
Confira no player acima, a entrevista completa.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.