Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Unesco fala sobre o Dia Mundial do Rádio comemorado neste sábado (13)

Com o tema deste ano: "Novo mundo, novo rádio", homenagem pretende reforçar essa capacidade do veículo de evoluir, de inovar e de se conectar com as diversas mídias

No AR em 12/02/2021 - 15:30

Você sabe como o Dia Mundial do Rádio foi criado? Essa data é comemorada em 13 de feveireiro em homenagem à primeira emissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas), em 1946. A transmissão do programa foi feita simultâneamente para um grupo de seis países. Criada e oficializada em 2011, pela Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado apenas em 2012.

Para fazer esta homenagem, o Tarde Nacional conversou nesta sexta-feira (12) com o coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil, Adauto Cândido Soares. Segundo ele, "a data escolhida foi a data de criação da rádio ONU, que aconteceu logo após a criação da ONU no mundo. Agora, com a criação de 2011 na UNESCO e 2012, na ONU, se escolheu essa data para celebrar o dia do rádio no mundo. Mas por quê uma data? Com o avanço das novas tecnologias começou-se a se preocupar com o futuro do rádio. Além de reforçar a importância deste meio de comunicação", esclarece o jornalista. 

O tema deste ano, dado pela Unesco, é "Novo mundo, novo rádio" justamente pra reforçar essa capacidade do veículo de evoluir, de inovar e de se conectar com as diversas mídias. Na entrevista, Adauto destaca que o rádio segue tendo esse poder de chegar muito perto do cidadão. "Ele consegue dialogar com o cidadão nos diversos lugares do mundo sobretudo em momentos de catástrofe, crises e pandemias como essa que estamos vivendo hoje no mundo. E a evolução do rádio se deu pela necessidade dos povos no mundo. Para isso o rádio teve que se adaptar com a internet, o podcast, a radioweb e com todas as tecnologias que facilitam as programações das rádios. Por isso, a ONU faz essa celebração e exalta a importância do rádio no mundo", finaliza ele sobre o 10º aniversário da data e os 110 anos do rádio. 

Acompanhe a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 12/02/2021 - 17:19 e atualizado em 12/02/2021 - 17:00