Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre o Dia Mundial do Transtorno Bipolar

Psiquiatra fala sobre o preconceito da sociedade contra as pessoas que sofrem desse transtorno

No AR em 30/03/2021 - 13:30

No Dia Mundial do Transtorno Bipolar, celebrado nesta terça-feira (30), o Tarde Nacional conversou com o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva. A data escolhida remete ao aniversário do pintor pós-impressionista Vicent Van Gogh, que teria sido acometido pelo transtorno, e visa chamar a atenção para esta doença psiquiátrica.

Na entrevista, Antônio fala sobre os altos e baixos da doença e sobre o preconceito existente na sociedade. A doença, caracteriza-se por episódios de depressão e e mania, com ou sem sintoms psicóticos. Daí, a importância de se buscar o médico para o correto diagnóstico e o tratamento com medicamentos. "O suícidio mesmo é um pensamento recorrente mas só suicida aquele que não trata, não procura ajuda e deixa as coisas andarem por si só", aponta o médico, diante do alto índice de suicídios ocasionados por transtornos como esse, de humor e afetivos.

Segundo o especialista, tão logo a pessoa comece os primeiros sintomas é preciso procurar o psiquiatra. Pois em qualquer desses casos é importante trabalhar com a questão medicamentosa para estabilizar o humor.

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Tags:  bipolar

Criado em 30/03/2021 - 19:12

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.