Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Companhia Delas comemora 20 anos com websérie

A websérie é sobre a vida de Maria Sibylla Merian, entomóloga, estudiosa de insetos e ilustradora científica, que foi pioneira em seu tempo

No AR em 11/03/2021 - 17:57

Com 20 anos de trajetória, a Companhia Delas estreou em janeiro de 2020, a peça sobre uma das maiores ilustradoras científicas da história: Maria Sibylla Merian. Agora, neste período de pandemia o espetáculo foi transposto para o YouTube em formato de websérie "Maria e os insetos" com 5 episódios. Os 3 primeiros - do projeto iniciado em fevereiro de 2021 - já estão disponíveis com direito a libras e audiodescrição no canal da Cia Delas. Os próximos episódios serão lançados sempre às quartas-feiras às 11h, nos dias 17 e 24/03.

Sobre essa programação, o Tarde Nacional desta quinta-feira (11) conversou com a diretora da peça e agora da websérie, Thaís Medeiros. A Companhia Delas é formada por 4 mulheres que se conheceram no Teatro Escola Célia Helena, em São Paulo. E segundo Thaís, em 2018, elas deram inicío a essa pesquisa sobre mulheres na ciência com o objetivo único de levar para o palco histórias de mulheres que fizeram grandes feitos científicos e que em geral não são conhecidas. Na entrevista, ela fala também sobre a necessidade de se reinventar esse processo de criação. 

Mulheres na ciência
Cia Delas e mulheres na ciência, por Divulgação

"A websérie é sobre a vida da Maria Sibylla Merian, uma entomóloga, uma estudiosa de insetos e ilustradora científica alemã, que foi pioneira em seu tempo. Ela foi a primeira mulher a fazer uma expedição científica, nos moldes da expedição que Darwin realizou, só que ela realizou isso 130 anos antes dele. E ela fez isso com os próprios recursos. Por conta da ilustração científica também, ela dava aulas, pintava e era uma mulher muito ativa. Então, ela vendeu muitos quadros, deu muitas aulas e juntou dinheiro para fazer essa expedição aqui no Suriname, fronteira com a Floresta Amazônica. Ela veio para estudar esses insetos, nossa flora e fauna, e acabou registrando tudo num livro", esclarece a atriz e diretora, que convoca a todos para participar das lives no canal com convidadas especiais, sempre às 20h, nos dias 15 e 22/03.

Quer saber mais como a cia transpôs a peça para a websérie? Confira a entrevista completa, no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 11/03/2021 - 19:52