Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre o Dia Mundial da Tuberculose

Em 2019, foram detectados 77 mil casos novos e registradas 4.500 mortes por tuberculose, segundo dados do Ministério da Saúde

No AR em 24/03/2021 - 14:30

A tuberculose é uma doença que ainda é considerada uma emergência global pelas instituições de saúde. Portanto, muita atenção se a tosse estiver passando de duas semanas. Nesta quarta-feira (24), o Tarde Nacional falou sobre o Dia Mundial da Tuberculose, celebrado nesta data. No Brasil, a doença é muito comum nos estados do Amazonas e Rio de Janeiro.

Para falar mais sobre a campanha e os números da doença, o programa conversou com o coordenador da Comissão de Tuberculose da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sidney Bombarda. Na entrevista, o médico explica a diferença entre a pneumonia, que é uma doença aguda causada por bactérias, e a tuberculose, que é uma doença crônica com tempo maior de duração e traz sintomas como: tosse, febre, suor e emagrecimento. 

No Brasil, os números da tuberculose ainda são grandes. Somos o 18º país em casos de tuberculose (TB) no mundo, com 77 mil casos notificados e 4.500 mortes por ano. 

A tuberculose apesar de grave é curável em praticamente 100% dos casos, ao se usar a medicação adequada, distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Tags:  tuberculose sus

Criado em 24/03/2021 - 18:57