A pandemia, apesar de todos os efeitos negativos, tem trazido também novas tendências sobre o comportamento do consumidor. Você já ouviu falar, por exemplo, no termo "cool-hunting" ou pesquisador de tendências? Segundo a jornalista e analista de tendências de mercado, Andrea Greca, em entrevista ao programa Tarde Nacional, o cool-hunting não é bem uma profissão mas vem se popularizando bastante nos últimos 10 ou 15 anos. Surgida nos EUA, ainda nos anos 90, ele é muito usado pelo marketing e em pesquisas para inovação.
Mas e para 2021, o que podemos esperar? Algumas dessas tendências, e até sinais de mudanças nos padrões da sociedade, em novos e "velhos" hábitos que podem ser prospectadas em plataformas como o Pinterest Predicsts 2021. Por lá, é possível encontrar que segmentos como esoterismo e autocuidado, por exemplo, tem tido maior procura neste #ficaremcasa. Outro segmento que cresceu bastante do ano passado pra cá foi o de materiais de construção, já que muitas famílias estão aproveitando o período para reformas demoradas na casa.
"Então, quanto mais sinais eu percebo que apontam para a mesma direção, mais possível que aqueles sinais queiram me falar algo da sociedade. E de onde vem esses novos padrões? Eles vem de alguma mudança que houve, deflagradas por algum acontecimento externo. Por exemplo, a gente está vivendo agora um momento histórico, que está acelerando várias tendências. E tudo isso afeta também a nova economia", observa a especialista.
Com o mundo mais digital, neste período de coronavírus, ela aponta ainda o maior consumo de conteúdo digital, tanto nas redes sociais quanto da mídia tradicional.
Ouça a entrevista completa, no player acima.