Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você já ouviu falar em pesquisador de tendências ou cool-hunting?

Durante e num pós-pandemia, quais serão os novos padrões da sociedade? Especialista fala do crescimento de movimentos como o Do it Yourself e a maior procura por materiais de construção

No AR em 25/03/2021 - 15:30

A pandemia, apesar de todos os efeitos negativos, tem trazido também novas tendências sobre o comportamento do consumidor. Você já ouviu falar, por exemplo, no termo "cool-hunting" ou pesquisador de tendências? Segundo a jornalista e analista de tendências de mercado, Andrea Greca, em entrevista ao programa Tarde Nacional, o cool-hunting não é bem uma profissão mas vem se popularizando bastante nos últimos 10 ou 15 anos. Surgida nos EUA, ainda nos anos 90, ele é muito usado pelo marketing e em pesquisas para inovação. 

Mas e para 2021, o que podemos esperar? Algumas dessas tendências, e até sinais de mudanças nos padrões da sociedade, em novos e "velhos" hábitos que podem ser prospectadas em plataformas como o Pinterest Predicsts 2021. Por lá, é possível encontrar que segmentos como esoterismo e autocuidado, por exemplo, tem tido maior procura neste #ficaremcasa. Outro segmento que cresceu bastante do ano passado pra cá foi o de materiais de construção, já que muitas famílias estão aproveitando o período para reformas demoradas na casa.

"Então, quanto mais sinais eu percebo que apontam para a mesma direção, mais possível que aqueles sinais queiram me falar algo da sociedade. E de onde vem esses novos padrões? Eles vem de alguma mudança que houve, deflagradas por algum acontecimento externo. Por exemplo, a gente está vivendo agora um momento histórico, que está acelerando várias tendências. E tudo isso afeta também a nova economia", observa a especialista. 

Com o mundo mais digital, neste período de coronavírus, ela aponta ainda o maior consumo de conteúdo digital, tanto nas redes sociais quanto da mídia tradicional. 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Criado em 25/03/2021 - 18:54