Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

14 de abril: Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva

Hoje, no Brasil, 87% dos estudantes com alguma deficiência estão matriculados em escolas comuns. Mas ainda há muito por fazer

Tarde Nacional

No AR em 14/04/2021 - 14:30

A luta pela educação inclusiva como direito de todos tem sido cada vez mais discutida por profissionais envolvidos nessa temática. Mas você sabe dizer o que é uma educação inclusiva? Segundo esclarece a coordenadora de advocacia do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), Luíza Correa, "a educação inclusiva é aquela que estudantes com e sem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos do espectro autista. Ou então, estudantes com superdotação e altas habilidades compartilham do espaço de ensino-aprendizem. Ou seja, eles vão para a mesma escola e estudam juntos. Na mesma sala de aula, com o mesmo professor, com o mesmo currículo escolar. Claro que sempre recebendo todo o apoio necessário para que ele consiga, de fato, aprender", observa ela.

Em entrevista ao programa Tarde Nacional desta quarta-feira (14), Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, ela fala também sobre a formação destes professores. Para Luíza, ainda é preciso educar toda a população para isso. "Todo mundo precisa saber que o estudante, com ou sem deficiência, tem direito de estudar na escola comum, em um ambiente diverso, com pessoas que tenham perfis diferentes de você. No Brasil, inclusive negar matrícula a um estudante com deficiência é considerado crime", alerta a especialista. 

Hoje, no Brasil, 87% dos estudantes com alguma deficiência estão matriculados em alguma escola comum. Mas ainda faz-se necessário melhorias como metodologias de ensino, acessibilidade arquitetônica desses espaços e apoio a esses estudantes.

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

Criado em 14/04/2021 - 19:09

Mais do programa