Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Epidemiólogos brasileiros publicam livro sobre futuras pandemias

Disponível para download gratuito em formato e-book, "Pandemias: saúde global e escolhas pessoais" visa refletir sobre o papel do indivíduo na pandemia

Tarde Nacional

No AR em 30/04/2021 - 13:25

No livro "Pandemias, saúde global e escolhas pessoais", dois epidemiólogos brasileiros refletem com muitos dados como cada um de nós pode contribuir para diminuir as chances de futuras pandemias. Sobre este trabalho, o Tarde Nacional desta sexta-feira (30) conversou com uma das autoras do livro, a cientista Cynthia Schuck, que é também coordenadora científica e de meio ambiente e doutora em Zoologia pela Universidade de Oxford com mais de 50 artigos publicados. 

Segundo ela explica, "o livro é destinado ao entendimento das causas estruturais que podem levar a emergência de novos patógenos com potencial epidêmico e pandêmico. Ou seja, se difundir na população humana de uma forma sustentável, sobre a pessoa. Dificilmente se discute a prevenção dos riscos de fenômenos epidemiológicos. Então, esse livro fala de escolhas pessoais que podem contribuir para reduzir o risco de futuras pandemias", observa a cientista.

Na entrevista, ela comenta que o livro começa perguntando ao leitor se podemos comparar pandemias e surtos de doenças infecciosas a desastres naturais. Tais como: terremotos, tsunamis e furacões, contra os quais pouco se pode fazer além de nos prepararmos para o pior.

O livro discute também outras epidemias, como da gripe espanhola (1918), o surto de ebola (mais recente em 2013), a gripe suína (2009) e a gripe aviária. E a ideia, de acordo com Cynthia, é sempre mostrar ao leitor de onde surgem esses eventos. 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 30/04/2021 - 19:18

Mais do programa