Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre o Dia Mundial da Fibromialgia

Um dos sintomas mais característicos da doença é a dor no corpo todo, especialmente nas articulações

No AR em 12/05/2021 - 13:30

Você já ouviu falar em fibromialgia? Neste 12 de maio, Dia Mundial da Fibromialgia, o Tarde Nacional explica o que é a doença e como é feito o tratamento. Para falar do assunto, o programa conversou com o Dr. José Eduardo, reumatologista e médico da Comissão Científica sobre Dor da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Segundo ele, a fibromialgia é uma doença que os médicos chamam de Síndrome. Mas que tem algumas características como uma dor no corpo todo, especialmente nas articulações. Outros sintomas centrais é a fadiga e a alteração no sono além de sintomas como esquecimento e falta de atenção. 

Mas qual a causa mais conhecida? De acordo com o especialista, há relação direta com o estresse crônico. Na entrevista, ele fala mais sobre o tratamento por meio de práticas alternativas de meditação e terapias comportamentais. O que lhe parece mais eficaz assim como a prática do exercício físico. 

Para o diagnóstico certo do reumatologista, especialista mais indicado, ele diz que é preciso um exame ósseo articular completo. 

Confira a entrevista completa, no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Tags:  fibromialgia

Criado em 12/05/2021 - 19:24