Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Internacional da Luz será celebrado nesta segunda-feira com visita virtual ao Sirius

Transmissão ao vivo ocorrerá, a partir das 10h, no canal do CNPEM no YouTube

No AR em 14/05/2021 - 13:30

Comemorado anualmente em 16 de maio, o Dia Internacional da Luz será diferente neste ano. Para celebrar a data, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizará nesta segunda-feira (17), a partir das 10h, uma visita guiada online às instalações do Sirius, o acelerador de elétrons brasileiro, localizado em Campinas.

Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta sexta-feira (14) conversou com Douglas Galante, pesquisador do CNPEM. Segundo ele, o projeto Sirius é o maior complexo de pesquisas do país e fonte de luz síncrotron. Usada para estudar os materiais nos seus detalhes mais íntimos até o nível atômico e molecular, como por exemplo, no descobrimento de novos fármacos contra a covid-19, na agronomia para desenvolver sementes mais adaptadas ao solo ou para entender como utilizar fertilizantes de forma mais eficiente e até estudar fósseis de exemplares de vidas mais antigas do planeta. 

Na entrevista, Douglas afirma que o Brasil é pioneiro na área de luz síncrotron no mundo. Especialmente na América Latina. "Nós inauguramos, em 1997, o nosso primeiro acelerador que ficou em operação até 2019. Que é o chamado acelerador UVX lá em Campinas mesmo", lembra ele. 

Confira a entrevista completa, no player acima. Clique aqui para conferir a transmissão ao vivo. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

 

Leia também: Bolsonaro inaugura linha de luz do acelerador de partículas Sirius

Criado em 14/05/2021 - 19:03