Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Unaids fala sobre a necessidade de vacina contra HIV/Aids

Recentemente, o grupo foi incluído como prioritário para vacinação contra a covid-19

Tarde Nacional

No AR em 18/05/2021 - 14:30

Neste 18 de maio comemora-se o Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra HIV/Aids. A importância da data traz à tona estudos recentes com testes anti-HIV no Brasil e em outros países. Com 38 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo, o vírus HIV ainda sofre mutações dificultando sua cura. Para falar mais sobre o assunto, o Tarde Nacional conversou com Cláudia Velásquez, representante e diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids Brasil). 

Outro fato recente é que o Ministério da Saúde já incluiu estes pacientes no grupo prioritário para vacinação contra a covid-19. Na entrevista, ela fala mais sobre os testes anti-HIV.

"O Unaids tem apoiado os estudos, mas ainda não existe uma vacina que seja eficaz. Por isso, ao longo dos anos, temos muitos países como os EUA fazendo estudos mas ainda é muito difícil encontrar uma vacina que possa proteger as pessoas. O Brasil está participando do estudo global, parabenizo o país. Porque vai ser importante!", observa Cláudia.

Mas qual tem sido a dificuldade para isso? De acordo com ela, a infecção do HIV é muito mais complexa. 

Ouça a entrevista completa, no player acima. 

 

Leia também: Testes para vacina contra HIV têm resultados promissores   

Covid-19: pessoas com HIV/aids também terão prioridade para vacina

Tags:  Pandemia HIV/AIDS

Criado em 18/05/2021 - 19:52

Mais do programa