Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Para falar sobre o assunto o Tarde Nacional conversou com àgueda Barreto, assessora de Advocacy e Relações Institucionais do ChildFund Brasil.
De acordo com Àgueda a maioria das violências contra crianças e adolescentes ocorre dentro da esfera doméstica, com pessoas de confiança da criança.
Ela informa que mais de 70% das vezes essa violência é praticada por alguém da família ou conhecido que conviva diariamente e tenha acesso a casa.
"No caso da violencia sexual tem uma particularidade que a criança tem um vínculo de confiança com o abusador. Porque ela acaba pela confiança que ela tem na pessoa abrindo essa porta com a sua ingenuidade, sua inocencia. E a gente tem dados que como a maioria ocorre dentro de casa, infelizmente na pandemia esse número aumentou."
O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que no Brasil sejam realizadas ações para alertar a sociedade sobre como prevenir o ato e como denunciar os fatos.
Confira entrevista completa no player acima.