As festas tradicionais e os costumes brasileiros, desde o carnaval em todo país às festas locais como as cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas, ficaram meio que esquecidos em decorrência da elevação do número de casos da covid-19. Ainda assim, podemos ajudar a preservar o nosso patrimônio cultural financiando projetos culturais como o Filhos da Terra que visa semear e valorizar as festas e os mestres da nossa cultura popular. Sobre esse projeto de pesquisa e documentação audiovisual da cultura popular que já existe desde 2016, o Tarde Nacional conversou com a jornalista e assistente da pesquisa, Carol Peres.
Na entrevista ela explica que são produzidos, desde então, uma série de produtos como: cadernos de cultura, ensaios fotográficos, vídeos e tantos outros conteúdos disponibilizados no site do projeto Filhos da Terra. "Hoje, a gente está buscando um apoio através do financiamento coletivo para lançar a plataforma Rede Cultura. Com o objetivo de trazer todo esse conteúdo para uma linguagem com ferramentas de games que irão atrair os jovens para conhecer a nossa cultura", esclarece Carol.
Ainda segundo ela, a campanha já está aberta e segue até o dia 17 de junho. Agora, na segunda fase da seleção feita pelo BNDES+LAB, a produtora explica que para cada R$ 1 de doação que receberem o BNDES irá triplicar esse valor.
Ouça a entrevista completa, no player acima. E acesse aqui a campanha na Benfeitoria!