Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre o teste da Linguinha 

Ouça a entrevista com Roberta Martinelli médica fonoaudiologa

No AR em 18/06/2021 - 14:30

O Teste da Linguinha é um protocolo de avaliação da membrana que existe embaixo da língua que pode limitar o movimento de funções como sugar, deglutir, mastigar ou fala em recém-nascidos. Sobre o Dia Nacional desse exame que tornou-se obrigatório em hospitais e maternidades em 2014, o Tarde Nacional conversou com a professora Roberta Martinelli, do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fob/USP). Ela que desenvolveu o teste em seu mestrado e validado para a população brasileira em seu doutorado. 

Na entrevista, a fonoaudióloga explica que tudo irá depender do tamanho e espessura dessa membrana. "Esse teste detecta as alterações dessa membrana e o grau de limitação do movimento da língua para indicar ou não para um procedimento cirúrgico. Que é chamado quando há essa alteração, por algumas pessoas, de língua presa. E a movimentação da língua é importante para tudo. Se eu não detecto, a criança acaba tendo dificuldades na mastigação, na introdução da papinha e na fala", menciona Roberta. 

Daí, segundo ela, a importância de se fazer o teste na criança logo que ela nasce. Mas o exame também pode ser feito com segurança até os 6 meses de vida. Na conversa, a professora fala ainda que a correção desta língua é uma pequena cirurgia com anestesia tópica onde se corta com a tesoura a membrana.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta no horário de 13h às 15h pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 21/06/2021 - 12:04

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.