Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tarde Nacional fala sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Ouça entrevista com o médico geriatra, Dr. Thiago Rodrigues

No AR em 15/06/2021 - 13:30

Hoje, 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. No Brasil, tem aumentado o número de casos de violência à essa parcela da população. Sobre o Junho Violeta, que trata deste tema, o Tarde Nacional conversou com Dr. Thiago Rodrigues, médico geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). 

Segundo o médico, "o desrespeito ao idoso não é uma questão universal mas numa sociedade de performance quando a pessoa perde a função social de gerar renda no caso dos idosos, ele é desvalorizado. Diferentemente do que acontece nas sociedades mais orientais onde o ancião ocupa um lugar de destaque na valorização da cultura e posicionamento de princípios. O que no Brasil vê-se muito na cultura nordestina", aponta Thiago. 

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data tem como objetivo educar os jovens sobre o desrespeito com a pessoa idosa.

Na entrevista, o especialista comenta ainda que a violência contra o idoso é muito subnotificada. Daí a importância de se recorrer a canais governamentais de denúncia como o 181, o 190 e o disque 100 para orientação de assistente social.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 15/06/2021 - 19:17