Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anticorpos de infectados pela primeira cepa do coronavírus mostram boa atividade em testes

Ouça entrevista com a professora Cassia Mendes-Correa, da Faculdade de Medicina da USP

No AR em 07/06/2021 - 15:30

Anticorpos de infectados pela primeira cepa do coronavírus mostram boa atividade contra a variante P.1 - surgida em novembro do ano passado em Manaus e considerada a mais transmissível. Sobre esses testes, o Tarde Nacional desta segunda-feira (7) conversou com Cassia Mendes-Correa, professora da Faculdade de Medicina (FM-USP) e primeira autora do artigo. 

Experimentos foram feitos no Instituto de Medicina Tropical da USP com plasma sanguíneo de 60 voluntários infectados em 2020 pela linhagem B.1.1.28 do SARS-CoV-2. Em 84% dos casos, os anticorpos presentes nas amostras foram capazes de neutralizar a nova variante em culturas celulares. 

“Os resultados sugerem que os indivíduos infectados pela cepa ancestral do SARS-CoV-2 tendem a estar mais protegidos caso se deparem com a nova variante. Isso não elimina o risco de reinfecção, de doença sintomática ou mesmo de morte. De qualquer forma, traz uma mensagem de esperança num momento em que as coisas estão bem complicadas”, afirma a pesquisadora. 

Ouça a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 15h às 17h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 07/06/2021 - 19:36