Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Baixa temperatura afeta pessoas com doenças reumáticas

Especialista explica sobre as doenças e dá dicas de como ajudar no alívio dos sintomas

Tarde Nacional

No AR em 25/06/2021 - 16:30

Por conta do inverno e suas baixas temperaturas, reumatologistas alertam para os desafios da estação. O frio traz complicações para os mais de 15 milhões de brasileiros que têm algum tipo de doença reumática. Tais doenças afetam os ossos, articulações, músculos, e tudo que integra o aparelho locomotor. A queda de temperatura pode causar contração e rigidez na musculatura, o que acarreta dor e desconforto para esses pacientes.

Nesta quinta-feira (24), o Tarde Nacional conversou com o  Murillo Dório, médico especialista da Cobra Reumatologia sobre o assunto. De acordo com ele, as doenças mais comuns a serem desenvolvidas nessa época do ano, e que apresentam piora no quadro, são principalmente a artrose e a lombalgia, assim como outros quadros de inflamação nas articulações.

Em entrevista, o médico explica o que acontece com aparelho locomotor durante o frio:

“Quando a temperatura cai, os nossos músculos e tendões, em volta da articulação, ficam mais contraídos e um pouco mais rígidos. Então depois que a gente fica um tempo parado e sentado na cadeira e vai levantar, essa musculatura e tendões mais rígidos estiram de maneira mais intensa por causa da contração, e isso acaba gerando um pouquinho mais de dor.”

Segundo o médico, alguns estudos mostram que a umidade do ar e pressão atmosférica também afetam o sintomas na articulação. Assim como, o aumento do sedentarismo durante a pandemia, que também tem agregado no acometimento dessas doenças. Por isso, ele lembra da importância da procura por especialistas e tratamentos, e dá dicas de como enfrentar esta época do ano, com a movimentação do corpo em casa, e o aquecimento da musculatura.

Confira a entrevista completa no player acima.

Criado em 25/06/2021 - 07:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa