Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Convenção da OIT contra assédio no trabalho entra em vigor

Desembargadora do Trabalho falou sobre o primeiro tratado mundial contra a violência e o assédio no trabalho

Tarde Nacional

No AR em 28/06/2021 - 18:08

Um tratado da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Convenção nº 190, que tem por objetivo proteger trabalhadores em seus locais laborais, entrou em vigor no último dia 25.

Sobre este assunto, a equipe do programa Tarde Nacional realizou, nesta segunda-feira (28), uma entrevista com a desembargadora do Trabalho, Carina Bicalho, que é também diretora de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (AMATRA1).

A convenção, de acordo com ela: "prega uma política de tolerância zero à violência e ao assédio", chamando seus estados membros à responsabilidade de promoverem um meio ambiente de trabalho positivo.

Sem a adesão do Brasil, o tratado foi ratificado por apenas 6 países: Argentina, Equador, Fiji, Namíbia, Somália e Uruguai.

Durante a entrevista, a desembargadora explicou como funcionam as convenções da OIT. E elencou também os tipos de violência sofrida pelos trabalhadores de forma geral, chamando a atenção para a violência psicológica, que caracteriza o assédio moral. 

Segundo ela explica, muitas vezes a prática da violência psicológica é tolerada dentro dos ambientes de trabalho, "como forma de reduzir custos e aumentar a lucratividade em cima da destruição da vida, do psicológico. Sem que eu possa extrair daquele trabalhador o melhor, a pontecialidade que ele é capaz de desenvolver no trabalho", aponta Carina Bicalho.

Entre outros assuntos, ela também comentou sobre a dificuldade do reconhecimento e da comprovação dos diferentes tipos de violência sofrida pelos trabalhadores.

"Temos uma sociedade patriarcal e temos um mercado de trabalho machista, sexista, que desvaloriza a mulher", finaliza a entrevistada. 

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima. 

Criado em 28/06/2021 - 19:22

Mais do programa