Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o risco de bebidas adoçadas para a saúde

Documento inédito da ACT/OPAS com apoio da SBEM apresenta os estudos mais recentes sobre o tema

Tarde Nacional

No AR em 29/06/2021 - 13:30

Lançado no dia 10 de junho, o relatório “Tributação de bebidas adoçadas no Brasil: para que tributar e como implementar essa política que faz bem para a saúde, a economia e a sociedade” apresenta os mais recentes estudos sobre o consumo de bebidas adoçadas e os problemas de saúde relacionados a isso. Sobre esses riscos, o Tarde Nacional desta terça-feira (29) conversou com a médica endocrinologista Maria Edna de Melo, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Mas afinal de contas, qual bebida tem mais acúcar? São os achocolatados, sucos de caixinhas, iogurtes ou bebidas lácteas? 

Segundo a entrevistada, "quando pessoas diabéticas consomem bebidas açucaradas, esse açúcar é rapidamente absorvido pelo trato digestivo, havendo um pico de glicemia muito prejudicial para a saúde. Portanto, a orientação é retirar da rotina os sucos de caixinha e refrigerantes. A quantidade de açúcar nestas bebidas é elevada para dar palatabilidade, para ter atração para o público. As diferentes bebidas lácteas tem mais proteína na sua composição, não causando uma elevação tão grande na glicemia - embora também devem ser evitadas", orienta Maria. 

Para fazer essa pressão nas indústrias de alimentos que fabricam esses produtos é que a SBEM vem discutindo o assunto. Na entrevista, a médica lembra que eles fizeram até uma oficina recente para falar de doenças crônicas não transmissíveis relacionadas a esse tipo de alimento. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

 O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasilia e Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Criado em 29/06/2021 - 18:50

Mais do programa