Pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela que alimentos ultra processados estão contaminados por agrotóxicos. Os alimentos ultraprocessados são formulações industriais que usam diversas técnicas e processos para mudança do ingrediente com muito açúcar, sal e substâncias, além de aditivos químicos que prolongam a vida do produto. Tudo isso justamente para atrair o paladar. Sobre esse estudo inédito no país, o Tarde Nacional desta segunda-feira (14) conversou com Teresa Liporace, diretora executiva do Idec.
Segundo ela, "o objetivo da pesquisa é alertar os consumidores sobre esse alimentos que estão diretamente ligados a doenças crônicas não transmissíveis. E há também a hipótese que nesses produtos estejam imbutidos outros riscos por conta do sistema de produção com grandes quantidades de agrotóxicos", alerta a entrevistada.
"A orientação é reduzir o consumo desses alimentos. Já que hoje morre-se mais no mundo inteiro de doenças cardiovasculares e é muito importante que a população tenha esse conhecimento", observa Teresa.
Além de notificar todas essas empresas responsavéis pela produção desses itens relacionadas na pesquisa. Também foi enviado notificação para a Anvisa solicitando que passe a monitorar esse alimentos ultraprossessados da mesma forma que já é adotado para produtos in natura. De acordo com ela, laudos mostram que muitos desses produtos são destinados ao público infantil.
Confira a entrevista completa no player acima.
O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.