Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo quer avaliar eficácia de vacinação em massa com meia dose da AstraZeneca

Aplicação da primeira dose reduzida da vacina será realizada no próximo domingo (13)

No AR em 10/06/2021 - 13:30

O Hospital da Rede Ebserh no Espírito Santo pretende avaliar a eficácia da vacinação em massa com meia dose da AstraZeneca. O público-alvo são pessoas adultas de 18 a 49 anos, da cidade de Viana (ES), que estão fora de grupos prioritários. Até o momento, mais de 6 mil pessoas já realizaram o agendamento para o projeto Viana Vacinada. A aplicação da primeira dose reduzida da vacina será realizada no próximo domingo (13). Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta quinta-feira (10) conversou com Valéria Valim, coordenadora da pesquisa e gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), da rede Ebserh.

Segundo a médica, "este é um estudo de efetividade, segurança e imunogenicidade. Ou seja, a capacidade de induzir à uma resposta imune, celular, com duas meias doses da AstraZeneca em pessoas que não teriam acesso a vacina nesse momento. Essa estratégia de vacinação já foi realizada em outras situações de epidemia. A redução da dose de vacina foi utilizada, por exemplo, na febre amarela. E nossa hipótese é que seja comparável a dose padrão com uma taxa de incidência de novos casos de 60%", explica Valéria.

Na entrevista, ela comenta ainda que a motivação da pesquisa é a limitação de insumos que inviabilizam a capacidade de imunização das pessoas. E que essa população será acompanhada em tempo real para observação dos resultados parciais que devem sair entre setembro e outubro. 

Confira a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 10/06/2021 - 18:29