Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudo quer avaliar eficácia de vacinação em massa com meia dose da AstraZeneca

Aplicação da primeira dose reduzida da vacina será realizada no próximo domingo (13)

Tarde Nacional

No AR em 10/06/2021 - 13:30

O Hospital da Rede Ebserh no Espírito Santo pretende avaliar a eficácia da vacinação em massa com meia dose da AstraZeneca. O público-alvo são pessoas adultas de 18 a 49 anos, da cidade de Viana (ES), que estão fora de grupos prioritários. Até o momento, mais de 6 mil pessoas já realizaram o agendamento para o projeto Viana Vacinada. A aplicação da primeira dose reduzida da vacina será realizada no próximo domingo (13). Sobre esse assunto, o Tarde Nacional desta quinta-feira (10) conversou com Valéria Valim, coordenadora da pesquisa e gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), da rede Ebserh.

Segundo a médica, "este é um estudo de efetividade, segurança e imunogenicidade. Ou seja, a capacidade de induzir à uma resposta imune, celular, com duas meias doses da AstraZeneca em pessoas que não teriam acesso a vacina nesse momento. Essa estratégia de vacinação já foi realizada em outras situações de epidemia. A redução da dose de vacina foi utilizada, por exemplo, na febre amarela. E nossa hipótese é que seja comparável a dose padrão com uma taxa de incidência de novos casos de 60%", explica Valéria.

Na entrevista, ela comenta ainda que a motivação da pesquisa é a limitação de insumos que inviabilizam a capacidade de imunização das pessoas. E que essa população será acompanhada em tempo real para observação dos resultados parciais que devem sair entre setembro e outubro. 

Confira a entrevista completa no player acima.

Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta, no horário de 13h às 15h, pela Rádio Nacional de Brasília.

Criado em 10/06/2021 - 18:29

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa